27 de janeiro de 2017

Como controlar o desejo por açúcar e gorduras?


Dizem-me muitas vezes que é impossível eu ter uma alimentação 100% saudável todos os dias e que com certeza que cometo deslizes. Já cometi, claro, sempre fui doida por molhos por exemplo, mas percebi que isso só atrasa o processo e aprendi a controlar a minha ansiedade por açúcar e gorduras, de maneira que agora é raro apetecer-me tal coisa. No entanto, isso não acontece do dia para a noite, por isso quero deixar-vos os meus truques e conselhos para conseguirem não cair em tentação. 😊

1. Comer fruta: Acreditem que basta comerem uma peça de fruta para essa vontade louca por açúcar acalmar. Uma óptima opção é comer uma banana amassada com aveia e linhaça dourada moída, por exemplo, pois vai deixar-vos saciados e sem vontade de ir comer algo cheio de açúcar.

2. Substituir doces por chocolate negro ou manteiga de amendoim: Se vos apetecer mesmo muito comer algo doce, podem optar por comer uma peça de fruta com manteiga de amendoim se gostarem, ou um quadradinho de chocolate negro (com mais de 70% de teor de cacau).

3. Comer de 3 em 3 horas: Quando temos fome, o nosso corpo tem tendência para procurar fontes rápidas de energia, o que faz com que a vontade de comer hidratos de carbono e açúcar dispare, portanto é mais provável que vos apeteça ir comer o que não devem. A única forma de controlar isso é manterem-se bem alimentados ao longo do dia, vão ver que aquele desejo louco por açúcar já vai ser mais controlável.

4. Perceber que com moderação tudo é permitido: No meu caso, posso fazer uma refeição livre por mês, mas isso não me impede de comer qualquer coisa menos saudável durante o resto do mês, o importante é não fazer disso hábito. E quanto menos vezes o fizermos, melhor.

5. Beber chá com mel em vez de açúcar: Ou utilizar stevia, ou até mesmo um açúcar de baixo índice glicémico, como o açúcar de côco. O ideal seria não adoçar o chá com nada, mas como algumas pessoas não conseguem, podem substituir o açúcar por adoçantes saudáveis, até deixarem de sentir necessidade. No início é estranho, mas com o tempo o paladar habitua-se e até começamos a sentir melhor o verdadeiro sabor do chá. Eu já consigo beber sem açúcar. 😀

6. Sair de casa sempre com algo para comer: Já todos fomos fazer umas compras ao shopping e nos apeteceu subir à restauração e comer um belo de um bolo, um gelado, ou até mesmo uns nuggets... Mas se levarem com vocês nem que seja uma peça de fruta têm o problema resolvido. Eu sei que não parece nada tentador, mas ter à mão um snack saudável vai acalmar essa ânsia de ir à pastelaria mais próxima estragar a dieta.

7. Utilizar xaropes e molhos sem açúcar nem gorduras: Eu não utilizo porque não sinto necessidade, mas já existem toppings para panquecas e até molhos para acompanhar as refeições que não fazem muito estrago na dieta. No entanto, prefiro optar por coisas mais naturais.

8. Pesquisar e experimentar receitas de doces saudáveis: Hoje em dia há imensa oferta no que diz respeito a receitas de "doces fit", por isso basta escolherem as que mais vos agradarem e experimentarem, é uma boa maneira de satisfazer o desejo por doces sem cometer excessos.

Estas foram as dicas que achei mais importante partilhar com vocês, para mim funcionam, por isso espero que vos sejam úteis também.

Sem comentários:

Enviar um comentário